terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jornalismo em escala industrial

Após a primeira revolução industrial, ocorrida entre 1860 e a I Guerra Mundial, a sociedade tornou-se cada vez mais adaptável aos novos adventos. As pessoas foram se acostumando com o ritmo de vida mais agitado e com a produção em escala industrial.
Séculos mais tarde o mundo já na era o mesmo, as máquinas evoluíram a tal ponto que as pessoas não acreditavam como tinham conseguido viver tanto tempo sem determinados objetos. E estes se tornaram essencial para todo mundo.
No ensaio, “Aprisionamento Tecnológico: Novos Desafios Da Gestão Das Estratégias Organizacionais Na Era da Informação”, realizado pelo professor Ernani Marques dos Santos, o discente nos leva a reflexão sobre o poder dos novos adventos tecnológicos no crescimento de uma empresa. Com base no ensaio, percebemos que as empresas, por conta da utilização de determinados programas, ficam presos a produtos que a nova tecnológica impõe.
O aprisionamento tecnológico não se reduz, todavia, as grandes empresas, mas se estendeu até a forma de comunicação entre as pessoas. O hábito de leitura dos jornais impresso, após o surgimento da internet, se reduz significamente e o que temos hoje são “Leitores virtuais”.
O jornalismo no mundo, que se restringia apenas à televisão, o rádio e aos impressos, com a internet se adaptou, e fundiu-se com a WEB virando o Web jornalismo. Hoje, as matérias já podem ser acompanhadas em tempo real e em escala industrial. A I Revolução Industrial não foi apenas o início de novas tecnologias e sim de novos modos de vida.

Nenhum comentário: