sábado, 23 de agosto de 2008

Orkut: uma febre que se propaga a cada dia

O site de relacionamentos Orkut chegou ao Brasil a poucos anos e já é utilizado por milhões de pessoas, de diferentes classes sociais, religiões, profissões e lugares. O país é recordista em usuários. Quem adere à “febre do momento”, o faz para os mais diversos fins, desde troca de mensagens até procura por pessoas desaparecidas, além de participar das chamadas “comunidades” com temas incontáveis.

A professora e jornalista Jalili Elias acredita que o Orkut é um meio simples e rápido de comunicação e que foge da formalidade. “Utilizo o site por que é uma maneira de manter por dentro das novidades e também fazer contato com amigos”, explica a jornalista. Carolina Silva, assessora de imprensa concorda com ela: “Com o Orkut eu me comunico e ainda armazeno as minhas fotos, é algo muito bom”, enfatiza a assessora. A estudante de Comunicação Social Rosana Alemites tem uma opinião diferente: “Sempre vivemos sem esses recursos, então por que agora as pessoas estão tão dependentes deles? Eu não sinto necessidade de ter um perfil no Orkut” enfatiza a universitária.

A opinião de Rosana é a mesma de muitas pessoas, porém não é a mais comum, cada vez mais a adesão aos sites de relacionamento tem crescido, e com isso também os problemas; muita gente se aproveita da liberdade que encontra nestes sites para invadir a privacidade de outros e também utilizar conteúdos ilícitos. A verdade é que falta uma legislação que possa controlar as novas tecnologias e permitir que estas sejam utilizadas de maneira a não prejudicar ninguém



Deputado quer homenagear 55 anos da Petrobrás

O deputado Luiz Alberto (PT-BA) protocolou está semana um requerimento para homenagear em Sessão Solene a Petrobrás pelos 55 anos.

Em outubro de 1953, com a edição da Lei 2.004, foi autorizada a constituição da Petrobrás com o objetivo de empreender iniciativas na área de petróleo no Brasil em nome da União.

A Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

Em 1997, o Brasil, com a Petrobrás, ingressou no seleto grupo de 16 países que produz mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobrás dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.

Atualmente, a empresa está presente em 27 países. Em 2007, foi classificada como a sétima maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, de acordo com a Petroleum Intelligence Weekly (PIW), publicação que divulga anualmente o ranking das 50 maiores e mais importantes empresas de petróleo.

Ainda em 2007, a empresa iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo. O mês de setembro ainda do mesmo ano, foi marcado por duas grandes conquistas, o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife, e o batizado da Plataforma de Piranema, em Sergipe. No início de 2008, a Petrobrás foi reconhecida pela pesquisa da Management & Excellence (M&E) como a petroleira mais sustentável do mundo. Em primeiro lugar no ranking, com a pontuação de 92,25%, a empresa é considerada referência mundial em ética e sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles, queda na emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores.


Pacto pela Juventude será discutido em todo o Brasil

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou nacionalmente esta semana, em Brasília, o Pacto pela Juventude. Agora, o Conselho inicia uma série de atividades em várias capitais do País para divulgá-lo e buscar apoio para os programas que vão beneficiar a juventude brasileira.

O Pacto já foi apresentado nas cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) e, na próxima, no dia 26, será a vez de Porto Velho (RO) e Rolândia (PR) discutirem o Pacto. O Pacto é uma proposição do Conjuve aos governos federal, estadual e municipal, bem como aos candidatos a prefeito e vereador, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e plataformas eleitorais, respectivamente.

Em Belo Horizonte, o pacto foi apresentado pelo presidente do Conjuve, Danilo Moreira, na sede da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), para os candidatos a prefeito da capital. Depois dos debates em torno do tema juventude, os candidatos são convidados a assinar o termo de compromisso, que sela o comprometimento do signatário com as políticas juvenis.

O objetivo do Conjuve é manter aceso o debate em torno das demandas apresentadas pela Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril, em Brasília, e que reuniu mais de 400 mil pessoas em todo o país. O desafio agora é traduzir essas demandas em propostas, iniciativas, programas e projetos de âmbito nacional, estadual e municipal, capazes de atender efetivamente às necessidades e expectativas da juventude brasileira.


Uma fábrica de sucesso na UnB


Estudantes da UnB aproveitam conhecimentos para o bem.

Uma parceria entre a Prefeitura do Campus (PRC) e o Instituto de Química da UnB fez surgir a Fábrica-Escola de Química, um projeto que foi inaugurado há nove anos e desde então produz quase todos os produtos de limpeza utilizados na Universidade de Brasília. Atualmente, cerca de 3,5 mil litros de produtos usados todos os meses geram uma econ omia para os cofres da universidade de quase R$ 7 mil por ano.

Embora o ambiente de aprendizado possa gerar especulações sobre a qualidade dos materiais produzidos de forma quase artesanal, os fatos mostram justamente o contrário. Feiras já são realizadas para vender os produtos à comunidade a preços muito mais baixos, além de auxiliarem os alunos em seus estudos.

O gerente do projeto da FEsQ, Humberto Brasil argumenta que o projeto muito tem ajudado no que tange as políticas ambientais de controle de poluição, além de gerar economia. “Como a produção é apenas para consumo interno da Universidade, utilizamos vasilhames retornáveis, reutilizando-os diversas vezes. Apenas utilizamos tensoativos bio degradáveis e recolhemos, em um tanque, os rejeitos produzidos na Fábrica o qual passa por um tratamento antes do descarte”, explica.


sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Luta contra o racismo comemora 20 anos

A Fundação Cultura Palmares, fundada em 1980 com o intuito de combater o racismo no país, comemora os seus 20 anos. Desde a sua criação muitas conquistas foram alcançadas, como a inserção na Constituição de 1988 da prática do racismo, que passa a ser considerada como crime inafiançável. Outra vitória dessa luta política foi a do reconhecimento das terras pertencentes aos remanescentes quilombolas.

A sua missão está ligada a promover políticas públicas, cujo objetivo é aumentar a participação da população negra no processo de desenvolvimento social, mas sem deixar de lado sua raízes .A Lei Federal nº 7.668, criada em 22/08/2008, que instituiu a fundação, no seu artigo 1º, mostra a sua finalidade: "promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira".

A Festa
Para dar início às comemorações que terminam somente no mês de setembro, será realizado no dia 22 de agosto, às 20h00, show com a cantora baiana Margareth Menezes, no Teatro Nacional. Elissandra dos Anjos, funcionário da FCP, relata: “Além do aniversário, é também comemorada a inauguração da nova sede”, agora localizada no Setor Bancário Sul.

É preciso que o Brasil prestigie esse acontecimento. É necessário unir forças nessa luta dos negros pela igualdade de direitos. Um país justo para todos é o que queremos, sem distinção de raças!


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

SINDIPOL/DF na luta pelos policiais



O Sindicato dos Policias Federais no Distrito Federal, tem como representante ativo Luís Cláudio Avelar a frente da presidência do estabelecimento. Fundado desde 1989, o Sindipol luta pelos direitos dos policias, visando melhores condições de trabalho.

Em meio a tanta violência vivida diariamente, permeiam inúmeras dúvidas quantos a esses policias que trabalham em prol da erradicação desta violência, como por exemplo, a sua segurança no trabalho. Tantas discussões são feitas em meio à repercussão do uso das algemas, uns são contras, outros são a favor, mas poucas são as pessoas que param para pensar na segurança desse policial, que como qualquer um não deixa de ser um cidadão.

No entanto, o sindicato foi criado justamente para isso, visa representar, respeitar e valorizar a classe dos Policiais Federais na defesa dos seus direitos, proporcionando melhores condições de vida e trabalho.


Aleitamento Materno

O leite materno tem extrema importância para um recém-nascido, além de fornecer todos os nutrientes necessários para alimentação, reforça os laços entre a mãe e bebê. O leite protege a criança contra infecções comuns da infância, diminui o número de episódios de diarréia, encurta o período de doenças e diminui o risco de desidratação, torna-se o ingrediente indinspensável para o crescimento saudável da criança.

O leite materno é fonte mais completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no
seio até os seis meses de vida. O leite humano fornece em torno de 70 Kcal/100ml. Os lipídios fornecem 51% da energia total do leite, carboidratos 43 % e proteína 6%. O carboidrato predominante no leite é a lactose, que inibe o crescimento de microrganismos que possam trazer algum tipo de malefício à saúde do bebê.

A mãe quando ingere determinados tipos de alimentos que tenha um sabor mais forte, é diretamentes refletido no sabor do leite materno, criando assim na criança preferencias por alguns alimentos no desmame, o mais indicado é fazer a ingestão desses alimentos após o período de amamentação.



terça-feira, 19 de agosto de 2008

Estudantes ocupam reitoria da UFMS

Cerca de 500 estudantes de vários cursos e campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS ocupam a reitoria da instituição desde o último dia 7 de agosto. A mobilização estudantil decorreu do processo eleitoral para escolha do novo reitor. Os estudantes reivindicam, além da garantia do processo eleitoral, a paridade dos votos.

As eleições estão previstas para o dia 25 de agosto segunda-feira, mas o Diretório Central dos Estudantes - DCE encaminhou no último dia 20 ao Ministro da Educação Fernando Haddad, um pedido de intervenção do MEC, junto a UFMS, com a designação de um dirigente pro tempore, visando o adiamento das eleições da lista tríplice para reitor.

O movimento tem sido inspirado pela vitória dos estudantes da Universidade de Brasília - UnB, cuja ocupação realizada no primeiro semestre deste ano, resultou na saída de Timothy Mulholland da reitoria e na eleição paritária para reitor. Para os estudantes, é necessário que processos como os da UnB se desenvolvam em outras universidades. "Precisamos avançar nas conquistas democráticas dentro da Universidade, mas para isso precisamos derrotar os projetos de privatização, como o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e a reforma universitária de Lula, além das Fundações privadas ditas de apoio", afirma a moção de apoio da Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes - Conlute.


A vida começa quando a violência acaba

No dia 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei n.º Lei 11.340, que recebeu o nome de "lei Maria da Penha"como forma de homenagear a pessoa símbolo da luta contra a violência familiar e doméstica. A lei pretende punir e erradicar a violência contra a mulher.
As mudanças estabelecidas pela Lei Maria da Penha não são poucas, tanto na classificação dos crimes de violência contra a mulher, quanto nos procedimentos legais a serem tomados pela policia. A lei classifica a violência domestica como uma das formas de violação dos direitos humanos. Alem disso, altera o código penal e possibilita a prisão do agressor em flagrante, ou a prisão preventiva caso tenha ameaçado a integridade física da mulher. A lei também providenciou novas medidas de proteção para a mulher sob ameaça de morte, como remover o agressor de dentro de casa e proibi-lo de se aproximar fisicamente da vítima e filhos.
“Que toda mulher tenha direito à uma vida sem violência”: essa frase deveria ser mais que um desejo, deveria ser um compromisso de todos nós, tanto homens quanto mulheres, com a sociedade.

Um gesto de amor e carinho

Amamentar é um ato de carinho e de uma vida saudável para o bebe, com certeza todas as mães querem amamentar seus filhos, e sabem da importância e os benefícios que amamentação traz, porém acontecem algumas delas não amamentarem até os seis meses como recomendado, porque o leite seca ou até mesmo o beber não quer mais.

Dona Marlir, moradora da Cielândia Norte tem um bebe de apenas um mês de vida e ele não quer mamar, ela está muito preocupada com isso, porque sabe da importância da amamentação, ela já procurou ajuda ao pediatra que lhe recomendou que ela retirasse o leite e colocasse em uma mamadeira para dar para o bebe, mesmo assim ele não quer.

Sem saber o que fazer a mãe do recém-nascido está dando leite normal porque não vai deixar passar fome. E ressalta ainda que, estou muito triste porque sonhei tanto com este momento de amamentar minha filha, e sei da importância do leite materno.
Um gesto de amor e carinho

Amamentar é um ato de carinho e de uma vida saudável para o bebe, com certeza todas as mães querem amamentar seus filhos, e sabem da importância e os benefícios que amamentação traz, porém acontecem algumas delas não amamentarem até os seis meses como recomendado, porque o leite seca ou até mesmo o beber não quer mais.

Dona Marlir, moradora da Cielândia Norte tem um bebe de apenas um mês de vida e ele não quer mamar, ela está muito preocupada com isso, porque sabe da importância da amamentação, ela já procurou ajuda ao pediatra que lhe recomendou que ela retirasse o leite e colocasse em uma mamadeira para dar para o bebe, mesmo assim ele não quer.

Sem saber o que fazer a mãe do recém-nascido está dando leite normal porque não vai deixar passar fome. E ressalta ainda que, estou muito triste porque sonhei tanto com este momento de amamentar minha filha, e sei da importância do leite materno.


Estagiário em jornalismo não pode assinar matéria, por enquanto!

Os estudantes de jornalismo que trabalham como estagiários, em geral, vivem hoje uma polêmica a respeito da autoria de seus trabalhos realizados nas empresas de comunicação. Corre como se fosse "boato" a informação de que esse estagiário é proibido, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de "assinar" suas matérias (trabalhos) desenvolvidos na empresa. Entretanto, como essa informação, geralmente, não é apurada pelos interessados para saber se ela é realmente verdadeira, outros "boatos" surgem. Qual seria a resposta para essa questão?

De acordo com o portal na web do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJP-DF), o Sindicato das Empresas de Televisões, Rádios, Revistas e Jornais do DF e o SJP-DF, de acordo com a Cláusula 39ª, parágrafo único, da Convenção Coletiva de Trabalho, assinada no dia 1º de abril de 1999, com validade até 31 de março do ano 2.000, nos termos disponíveis em 15 cláusulas, assinaram o Termo Aditivo que regulamenta a contratação de estudantes de jornalismo na condição de estagiários, independente das restrições previstas no Decreto nº 83.284/79, desde que as bases do documento fossem integralmente cumpridas. No entanto, segundo o advogado do SJP-DF, Dr. Claudismar Zupiroli, nem todas as empresas de comunicação assinaram na época essa proposta. "Muitas se recusaram a assinar".

Entre as cláusulas do acordo, existe a de número 13 que diz que "o material jornalístico produzido pelo estagiário, tal como reportagens, textos, ilustrações, fotos etc., quando veiculado ou publicado, deverá conter a identificação da autoria, seguida da expressão estagiário, bem como o nome do preceptor". Assim sendo, essa resolução, utilizada inclusive por diversas empresas jornalísticas, diz que é permitido que o estagiário identifique sua autoria, com a especificação de que é estagiário, mas com a assinatura do supervisor (jornalista experiente), como principal responsável do trabalho publicado.

Muitas empresas utilizam esse método, porém, segundo informa o diretor da Fenaj, José Carlos Torves, essa regulamentação NÃO EXISTE, e, caso haja denúncia, as empresas podem ser multadas. Tal como consta na norma do Programa Nacional de Projetos de Estágio Acadêmico em Jornalismo, aprovada pelo 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, em sua alínea f: "fica expressamente proibida a publicação ou veiculação de qualquer trabalho realizado por estagiário, salvo as atividades laboratoriais de acordo com a letra "q"".

Sendo assim, o estagiário em jornalismo é mesmo proibido de assinar as suas matérias publicadas, por enquanto! Pois nesta quarta-feira (20/08) começou em São Paulo o 33º Congresso Nacional dos Jornalistas. No evento, este tema também está em pauta para discussão e o Congresso pode aprovar uma resolução que dê o direito ao estagiário em jornalismo a assinar as suas publicações.


domingo, 17 de agosto de 2008

Lei Maria da Penha completa 2 anos.

A Lei nº 11.340 denominada como Lei Maria da Penha completou no dia 07 de agosto, dois anos de existência. Recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes que em 1983 ficou paraplégica devido as agressões e tentativas de assassinato, cometidas pelo marido.

A criação desta lei teve impacto direto na forma como era tratado os crimes de violência doméstica e familiar contra mulher. Antigamente quando ocorria este tipo de violência o agressor recebia como punição o pagamento de algumas cestas básicas ou de multa, hoje a pena para o agressor varia de seis meses a três anos de detenção, podendo o suspeito ser preso em flagrante ou ter prisão preventiva decretada quando houver risco físico ou psicológico à vítima.

A lei Maria da Penha trouxe pontos positivos como a previsão de que a mulher deve estar acompanhada de um advogado em todos os atos processuais, a devolução de poder à autoridade policial, que poderá investigar, fazer inquirições ao agressor e à vítima culminando com um inquérito policial que deverá ser apreciado pelo juiz em até 48h (em caso de medida de urgência) e a previsão de formação de programas de recuperação e reeducação do agressor e outros.

Segundo a o Centro feminista de estudos e assessoria (Cfemea) e a secretaria especial de políticas para as mulheres (SPM), o judiciário ainda precisa considerar a violência contra a mulher como um atentado aos direitos humanos. Mas alerta que enquanto a lei não toma esta dimensão, todas as mulheres vítimas de agressões pelo marido ou companheiro, deve registrar boletim de ocorrência na delegacia da mulher mais próxima afim de garantir direitos e proteção perante a lei.

Museu itinerante do Rio Grande do Sul chaga ao Gama


População do Gama recebe de braços abertos Museu Itinerante

O Museu Itinerante um projeto da PUC do Rio Grande do Sul, chegou no Gama no dia 15 de agosto e permaneceu até o dia 16. O Museu móvel passará ainda por mais três cidades: Planaltina, São Sebastião, e Ceilândia. O projeto existe desde 2001 e já visitou mais de 82 municípios do Brasil, é um projeto paralelo ao do museu de Porto Alegre. A novidade já esteve aqui em Brasília em 2005 e além de contar com um caminhão adaptado com um sistema de multimídia de excelente qualidade o projeto também oferece aos visitantes diversão, cultura e educação com os equipamentos interativos que envolvem as ciências físicas, biológicas, matemáticas, humanas e sociais.

Luiz Marco Scolari, professor de física da PUC do RS, comenta que o museu trabalha com todos os temas do conhecimento e o foco principal do projeto é o de proporcionar o ensino diferenciado, onde o visitante brinca e ao mesmo tempo aprende. O projeto já atendeu a dois milhões de alunos. O professor Marcos Scolari ressalta que:' a idéia é mostrar que a ciência pode ser fácil e bonita, o museu serve como estímulo'.

Seguindo o motorista do caminhão do museu móvel João Alves, é o deputado federal Rodrigo Rollemberg que está apoiando o projeto aqui no DF, e que a escolha das cidades se deu por um estudo social realizado nessas cidades considereadas carentes. Os portadores de deficiência também poderam visitar o museu que conta com um caminhão adaptado com uma rampa, suspensão pneumática e conversor de energia. De acordo com João é a Universidade Católica que mantém o projeto no Rio Grande do Sul sozinha, não contando com o apoio dos governos federal e estadual, João comenta que o projeto vai ficar aqui em Brasília até o dia 7 de setembro e que a população deve conhecer algo tão maravilhoso e inovador, ele frisa que:"Tu chega, tu sente a criança feliz e isso é maravilhoso, não tem coisa mais gratificante na vida do que ver a alegria no olhar de uma criança" conclui.

SMA alerta para os problemas causados pela falta de amamentação


“Sempre amamentei os meus filhos e isto me proporcionou uma ligação maior com eles, acho que a amamentação fortalece o elo entre o filho e a mãe”, afirma Helena Miguel, mãe de dois filhos. Neste mês de agosto foi comemorado a Semana Mundial da Amamentação (SMA), por iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com o Ministério da Saúde. A Campanha teve por objetivo incentivar ao aleitamento materno.

Na primeira semana do projeto, de 01 a 07 de agosto, várias mães receberam folhetos explicativos sobre os benefícios de amamentação para o filho. De acordo com a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, Elsa Giugliani, “para a criança, os principais benefícios são a prevenção de infecções, diarréia, pneumonia, otite e também de outras doenças que podem se manifestar mais tarde, como alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação”.

Para Monique Torres, mãe de Lucas Torres (foto), a amamentação não beneficia apenas aos filhos, mas proporciona as mulheres à sensação de mãe. Segundo ela, deixar de amamentar por qualquer motivo é prejudicial para relação entre o filho e a mãe.

“Tem muitas mulheres que deixam de amamentar por medo de se prejudicarem esteticamente, mas acredito que será muito pior se elas tiverem câncer ou seus filhos crescerem sem saúde”, ressalta.

Entrevista SBP Agência Brasil

Jovens mamães não desistem da universidade

As mulheres vêm se tornando mães cada vez mais cedo nas Universidades. O número de novas mamães vem aumentando. O perfil das mulheres nas universidades é o de mães jovens, que acabaram de terminar os estudos do ensino fundamental. A maioria das jovens são estudantes que trabalham fora e tentam conciliar o fato de ser mãe com o trabalho, estudo e ainda as etapas do dia-a-dia.
A estudante de publicidade Elaine Matos, de 20 anos, acabou de nascer sua filha e está afastada da faculdade e do trabalho por conta da gravidez precoce, diz: “Estou passando por essa experiência de ser mãe pela primeira vez, mas estou adorando. Me casei há pouco tempo e acabei engravidando e para não parar meu curso, decidi conciliar maternidade, emprego e minha família. Tenho passado por muitas dificuldades, mas não penso em desistir; estou no final do semestre e não pretendo parar os estudos, semestre que vem estarei lá na faculdade para terminar meu curso, que já está quase acabando”.
As estudantes universitárias não querem mais saber de ficar em casa curtindo a gravidez. O que elas mais querem é a independência total, ser mãe não é questão de deixar tudo para ficar em casa. Mas, sim, continuar a vida normalmente: trabalho, estudo, família e alguns obstáculos; todo esse pacote pode ser bem administrado mesmo estando grávida.

Mattel faz recall de brinquedo

A fabricante de brinquedos Mattel anunciou no último dia 07 de agosto um recall para o brinquedo “Panelas e potes – Aprender e brincar” da linha Fisher-Price. Estima-se que foram vendidas 41 mil unidades do produto em todo o mundo entre outubro de 2007 e agosto de 2008. No Brasil são 3.534 peças.
Feito para crianças de seis meses a três anos, o brinquedo é formado por um conjunto de panelas, em alguns lotes, um exemplar de cor azul não possui parafusos no fundo, com isso algumas bolinhas que ficam em seu interior podem se soltar e ser ingeridas pelas crianças.
A Mattel do Brasil disponibilizou o telefone 0800 77 01207 e o website www.recallmattel.com.br para prestar esclarecimentos aos consumidores. Segundo a empresa, os atendentes estão preparados para orientar os consumidores sobre detalhes do recall, identificação do produto em questão e procedimentos para eventual troca ou reembolso.