Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhada e alongamento são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais causadas pela má postura. Muitas pessoas sentem dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Em meio ao século 21, o homem ainda luta pela compreensão da fisiologia do movimento, da coordenação motora, não deixando que a era do sedentarismo tome posse, tão difícil é mudar os hábitos. A musculatura das costas é a que dá a força necessária para os movimentos, ajudando a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar de pé.
A dor na coluna é classificada de duas formas. A aguda dura menos de três meses, a crônica ultrapassa esse período. Vale lembrar que não são os ossos que doem, mas as estruturas que fazem parte da coluna.
O exercício físico regular, por exemplo, fortalece os músculos que a sustentam, restaura a força e dá mais músculos ao corpo, e é a base para o controle de dor na coluna vertebral.
O equilíbrio corporal através da reestruturação dos grupos musculares, melhora na postura e consciência postural. Desta maneira passamos a ter um corpo mais equilibrado com melhora das dores, adquirindo assim mais qualidade de vida.
Exercícios físicos e alongamentos funcionam como os principais tratamentos para os desvios de coluna. O combate ao sedentarismo e o fortalecimento muscular, além de trazerem um estilo de vida mais saudável, são o melhor remédio contra as lesões. Já os desvios estruturais da coluna, causados por doenças, exigem tratamentos mais complexos, como o uso de aparelhos ortopédicos e coletes e até mesmo cirurgias corretivas.
Métodos existem vários, musculação, Pilates, RPG, yoga... O que não podemos, é ficar parados se queixando de nossas dores. Qualquer atividade física só trás benefícios para o ser humano e isso é comprovado cientificamente. Então se mexa.