domingo, 10 de agosto de 2008

Semana do Aleitamento Materno

Contando com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a Organização Nacional da Saúde (OMS), a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que é comemorada no período de 1º a 7 de agosto, surgiu para aumentar a mobilização a favor da saúde das crianças.
O tema desse ano da campanha foi: “Norma Brasileira de Comercialização de Alimento Infantis. 20 anos contribuindo com a Amamentação”, que faz referência aos 25 anos de do Código Internacional de Proteção à Amamentação.
Um dos pontos mais discutidos nas campanhas anuais é a respeito dos produtos utilizados pela mãe para a retirada do leite materno nos primeiros seis meses de vida, prazo determinado pelos médicos de mais necessidade de cuidados na amamentação, pois o método natural é indicado como o básico para a qualidade de vida. “As crianças precisam de cuidados básicos e muito especiais. A família precisa apoiar e empenhar as mamães para que exista o prazer em amamentar o seu filho”, é o que explica a Dr.Tereza, do Hospital Regional de Taguatinga. Os bancos de leite oferecem ajuda para as mamães que sentem dificuldade na amamentação. Lá a família aprende a ter mais cuidado a respeito do assunto e o atendimento é priorizado para cada tipo de caso. “Os bancos de leite existem para ajudar as mães de primeira viagem. Sofri muito no início, mas graças ao banco de leite do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) aprendi a ter mais cuidado na hora de amamentar e ter mais tranqüilidade”, diz Marta Rejane, mãe da Mariana que hoje está com dois anos.


Com apenas quatro meses, Mariana já sabe que o leite é a melhor alimentação.

Nenhum comentário: