terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Era da Informação

Desde a era da revolução industrial no século XVIII, o mundo entrou em um processo de constante evolução. Mas foi no século XX que a era da informação chega no seu auge, através dos meios oferecidos pelos grandes avanços tecnológicos, em especial, o computador, que nos transporta para o mundo do ciberespaço.

A sociedade a cada dia que passa tem menos tempo para executar as suas tarefas cotidianas, e nessa corrida contra o tempo, foi necessário buscar recursos que facilitassem o trabalho do dia-a-dia. A internet entra nessa história como uma importante ferramenta de trabalho. Todos hoje em dia, estão conectados a ela, ou seja, navegar não é somente buscar entretenimento, mas sim, utilizar-se dessa ferramente de fácil acesso, para se obter informações dos mais diferentes tipos e quando quiser.

Como tudo tem seu lado positivo e negativo, vale lembrar de alguns itens desfavoráveis e que merecem ser citados. Como tudo no mundo interativo é muito rápido, os internautas se defrontam com o problema do excesso de informações disponíveis, nem sempre confiáveis, e que tornam-se muito obsoletas, devido a velocidade que são disponibilizadas nos sites. Um outro ponto é o da alienação, as pessoas se fecham para o mundo exterior e o relacionamento interpessoal torna-se muito limitado. O trabalho humano passa a ser substituído, criando uma massa de desempregados.

O crescimento desordenado das novas tecnologias acabam nos obrigando a aderí-las, para com isso nos mantermos no competitivo mundo globalizado. Mais e mais produtos são ofertados aos consumidores e também para organizações, esses por sua vez entram em conflito no momento da troca de uma pela outra, pois tudo gera custos. A conclusão tirada de todos esses pontos mostrados no texto é que a cada dia nos tornamos mais dependentes do mundo tecnológico.

Nenhum comentário: