domingo, 10 de agosto de 2008

Amamente o seu filho desde o primeiro segundo

O Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, realizou dia 1º de agosto, a 17ª Semana Mundial de Amamentação. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em mesma cerimônia no Rio de Janeiro, lançou a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". Com objetivo de estimular ao aleitamento materno logo após o parto.

De acordo com o site do Ministério da Saúde , o tema da campanha da amamentação foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba). A proposta é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

Médicos pediatras dizem que o leite materno, como forma exclusiva de alimentação até os seis meses do bebê, diminui a chance do filho se tornar uma criança e um adulto obeso, além de proteger a mãe contra o câncer de mama.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que o bebê precisa para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Por isso, ele não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças, e à mãe, menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca, mais rapidamente, o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. A amamentação, além de tudo, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Banco de leite materno

Leite materno
Amamentar logo após o nascimento, na primeira hora, é muito importante para a mãe e para o bebê porque:
• Protege mais o bebê contra doenças.
• Ajuda a mulher a ter leite mais rapidamente.
• Ajuda nas contrações uterinas, diminuindo
o risco de hemorragia.
• É um ato que salva vidas.
Mesmo que o bebê não sugue o peito na primeira hora, é importante o contato íntimo com a mãe, pele com pele, logo após o nascimento. Esse contato mantém o bebê aquecido e fortalece os laços afetivos entre a mãe e o bebê.


Nenhum comentário: