domingo, 17 de agosto de 2008

Jovens mamães não desistem da universidade

As mulheres vêm se tornando mães cada vez mais cedo nas Universidades. O número de novas mamães vem aumentando. O perfil das mulheres nas universidades é o de mães jovens, que acabaram de terminar os estudos do ensino fundamental. A maioria das jovens são estudantes que trabalham fora e tentam conciliar o fato de ser mãe com o trabalho, estudo e ainda as etapas do dia-a-dia.
A estudante de publicidade Elaine Matos, de 20 anos, acabou de nascer sua filha e está afastada da faculdade e do trabalho por conta da gravidez precoce, diz: “Estou passando por essa experiência de ser mãe pela primeira vez, mas estou adorando. Me casei há pouco tempo e acabei engravidando e para não parar meu curso, decidi conciliar maternidade, emprego e minha família. Tenho passado por muitas dificuldades, mas não penso em desistir; estou no final do semestre e não pretendo parar os estudos, semestre que vem estarei lá na faculdade para terminar meu curso, que já está quase acabando”.
As estudantes universitárias não querem mais saber de ficar em casa curtindo a gravidez. O que elas mais querem é a independência total, ser mãe não é questão de deixar tudo para ficar em casa. Mas, sim, continuar a vida normalmente: trabalho, estudo, família e alguns obstáculos; todo esse pacote pode ser bem administrado mesmo estando grávida.

Nenhum comentário: