domingo, 17 de agosto de 2008

Museu itinerante do Rio Grande do Sul chaga ao Gama


População do Gama recebe de braços abertos Museu Itinerante

O Museu Itinerante um projeto da PUC do Rio Grande do Sul, chegou no Gama no dia 15 de agosto e permaneceu até o dia 16. O Museu móvel passará ainda por mais três cidades: Planaltina, São Sebastião, e Ceilândia. O projeto existe desde 2001 e já visitou mais de 82 municípios do Brasil, é um projeto paralelo ao do museu de Porto Alegre. A novidade já esteve aqui em Brasília em 2005 e além de contar com um caminhão adaptado com um sistema de multimídia de excelente qualidade o projeto também oferece aos visitantes diversão, cultura e educação com os equipamentos interativos que envolvem as ciências físicas, biológicas, matemáticas, humanas e sociais.

Luiz Marco Scolari, professor de física da PUC do RS, comenta que o museu trabalha com todos os temas do conhecimento e o foco principal do projeto é o de proporcionar o ensino diferenciado, onde o visitante brinca e ao mesmo tempo aprende. O projeto já atendeu a dois milhões de alunos. O professor Marcos Scolari ressalta que:' a idéia é mostrar que a ciência pode ser fácil e bonita, o museu serve como estímulo'.

Seguindo o motorista do caminhão do museu móvel João Alves, é o deputado federal Rodrigo Rollemberg que está apoiando o projeto aqui no DF, e que a escolha das cidades se deu por um estudo social realizado nessas cidades considereadas carentes. Os portadores de deficiência também poderam visitar o museu que conta com um caminhão adaptado com uma rampa, suspensão pneumática e conversor de energia. De acordo com João é a Universidade Católica que mantém o projeto no Rio Grande do Sul sozinha, não contando com o apoio dos governos federal e estadual, João comenta que o projeto vai ficar aqui em Brasília até o dia 7 de setembro e que a população deve conhecer algo tão maravilhoso e inovador, ele frisa que:"Tu chega, tu sente a criança feliz e isso é maravilhoso, não tem coisa mais gratificante na vida do que ver a alegria no olhar de uma criança" conclui.

Nenhum comentário: