domingo, 21 de setembro de 2008

Projeto Excepcionais abriga pessoas abandonadas em Ceilândia

Projeto Excepcionais da Ceilândia (DF) cuida de pessoas com necessidades especiais que são abandonadas por seus próprios familiares. Hoje em dia está tudo mais explicito, na mídia, por exemplo, já passam pessoas deficientes com o objetivo de mostrar para a sociedade que elas podem viver como pessoas normais.
As pessoas que necessitam de um cuidado especial precisa de mais carinho e atenção, e isso muitas vezes os familiares não têm e, acaba abandonando seu próprio filho, sobrinho ou até netos. Diretor do projeto Abrigo de Excepcionais da Ceilândia, Jorge Deister, conhecido como Jorginho, conta que sofre ao ver algum integrante do projeto falecer. “Há 12 dias morreu um jovem, ele era normal até os 15 anos um dia quando foi descer de um ônibus, o motorista, saiu com o ônibus, o jovem caiu e bateu com a cabe, ficou tetraplégico. Sofri muito, mas tive que ir ao cemitério pela manhã e sorrir a tarde, pois, tinha uma festa no abrigo onde tinha pessoas precisando de mim”.
Pessoas que nascem com necessidades especiais geralmente vivem entre 20 e 25 anos, porém, existem casos que chegam até aos 40 ou 45 anos. São pessoas que têm uma família estruturada.
Para participar do projeto a pessoa tem que ter carisma, gostar do que faz e além de tudo passar por uma equipe do projeto com médicos e psicólogos para ser avaliado a pessoa tem capacidade emocional e espiritual para lidar com pessoas especiais.

Nenhum comentário: