domingo, 31 de agosto de 2008

As chamadas comunidades virtuais




A cultura tem sofrido um crescimento ao longo dos tempos, desde os primeiros Hominídeos, crescimento esse que proporcionou uma evolução cada vez mais rápida. Claro que toda rapidez é relativa! Atualmente a evolução cultural atinge um ritmo sem precedentes, algo que seria impensável sem a proximidade das populações e, por conseguinte, as suas culturas, pela tecnologia.
Uma vez que a cultura é algo que se aprende, a vida em comunidade permite uma exposição a maior numero de hábitos, pois a cultura é cumulativa e, por conseguinte, há uma maior possibilidade de evolução. Diversas comunidades levam, por sua vez, a uma maior comunicação e trocas culturais, estariam sendo extinguidos, como por exemplo: certos hábitos podem ser esquecidos, sendo substituído por outros pertencentes a outras culturas ou então substituído por simples evolução cultural. Deste modo, podemos dividir a dinâmica cultural em três fatores: ENCULTURAÇÃO, ACULTURAÇÃO E DESCULTURAÇÃO, que pertencem a um processo único dinâmico que acontece continuamente e ao mesmo tempo.
Atualmente a rápida troca de informações que permite o contato de culturas diferentes por meio de relação virtual, das quais se destaca o famoso orkut, que são as trocas de informação ou uma nova forma de interação...As chamadas comunidades virtuas. No entanto, para além dessa nova tendência, a globalização, é um fator de importante, para essa substituição de contato,para via Internet.
Nas comunidades virtuais existe uma inclusão de todos, independendo de classes sócias, isso quer dizer, que pode ser um fator para essa febre dos orkuteiros de Platão, mas não somente isso, o dever nosso é defender o pluralismo informativo e através dos meios de comunicação, e o orkut hoje é um fórum de discussão.
As novas tecnologias da informação como construção da cultura contemporânea é necessária, a evolução gera transformação de um meio social, como transformador de uma nova cultura eletrônica, ou melhor, uma nova forma de vida virtualizada.


Nenhum comentário: